Inadimplência dos alunos em escolas e universidades aumenta durante primeiro semestre de 2019, revela Serasa Experian

Inadimplência dos alunos em escolas e universidades aumenta durante primeiro semestre de 2019, revela Serasa Experian

28 de novembro de 2019 Off Por Jornalismo Tv Carajas

De acordo com um levantamento da Serasa Experian, a inadimplência de alunos em instituições de ensino particular em todo o país aumentou no primeiro semestre de 2019. Comparado com a quantidade de negativações do ano passado, depois de dois anos consecutivos de queda no índice, a falta de pagamento das mensalidades de alunos dos ensinos infantil, fundamental e médio aumentou 5,9% apenas nos primeiros seis meses do ano, enquanto no ensino superior o aumento foi de 4,9% durante o mesmo período.

No acumulado entre jan/14 até junho/19, o total de negativações nos três níveis escolares chegou a ser 20,8% maior do quando o indicador foi iniciado, enquanto os universitários possuem maior porcentagem de dívidas não pagas, chegando a 47,2% a mais.

Segundo Luiz Rabi, economista da Serasa Experian, a queda dos últimos dois anos pode ser representada pelo país ter começado a sair da recessão, mas o aumento durante o primeiro semestre tem relação direta com a alta inflação dos quatro meses de 2019. “Esse fator fez com que os índices de inadimplência aumentassem, batendo recordes históricos durante todo o primeiro semestre. O aumento afeta todos os segmentos, e não seria diferente com as escolas particulares”, avalia.

 

Compartilhe

Comentários