SÉRIE DE REPORTAGENS MOSTRA PERIGOS E CONSEQUÊNCIAS DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO

SÉRIE DE REPORTAGENS MOSTRA PERIGOS E CONSEQUÊNCIAS DOS ACIDENTES DE TRÂNSITO

26 de setembro de 2019 Off Por Jornalismo Tv Carajas

Os acidentes de trânsito são muito comuns no Brasil, e a maior parte deles são causados por imprudência do motorista ou de pedestres. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o 5° país mais violento no trânsito.

Em duas reportagens, nossa equipe de jornalismo foi buscar orientações e recomendações do pelotão de trânsito do 11º Batalhão da Policia Militar de Campo Mourão, através do 2º tenente Marco Aurélio Duarte. Relembrou também tragédias, como a que vitimou Osmar Nunes da Silva, de 60 anos, que morreu acidentado no cruzamento da Rua Araruna com a Avenida Jorge Walter.

A segunda reportagem é sobre as consequências e prejuízos que acidentes de trânsito podem trazer as vítimas, como por exemplo, fraturas e lesões graves, causando transtornos futuros e até mesmo para vida toda.

TRÂNSITO DE CAMPO MOURÃO
Nos últimos anos várias ações foram discutidas, inclusive em parceria com diversas entidades de Campo Mourão, no sentido de reduzir os índices de acidentes. O Brasil tem um dos trânsitos mais violentos do mundo. Um estudo do Instituto de Pesquisas em Transportes da Universidade de Michigan, realizado em 193 países com base em dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), aponta que, no Brasil, morrem mais pessoas no trânsito do que por outras causas consideradas graves, como câncer, doenças cardiovasculares e até homicídios.

IMPRUDÊNCIA
A quantidade de vítimas, mortos e feridos em acidentes nas rodovias federais é considerada uma das principais causas de morte no país. Segundo dados de um estudo realizado em 2018 pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação sobre Segurança nas Rodovias Federais, 53,7% dos acidentes são causados pela negligência ou imprudência dos motoristas, seja por desrespeito às leis de trânsito (30,3%) ou falta de atenção do condutor (23,4%). É o chamado “fator humano”.

Aproximadamente 30% dos casos de óbitos registrados entre 2007 e 2016 são causados pelo desrespeito, o que, em números absolutos, representa mais de 23 mil mortos. Já em relação à falta de atenção, foram mais de 15 mil mortos e 276 mil feridos no mesmo período.

SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO
A iniciativa da Semana Nacional do Trânsito tem por objetivo conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres para ações que transformem o trânsito em um ambiente seguro. Prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a semana será celebrada com ações integradas entre a sociedade e o poder público – federal, estadual e municipal.

A Semana Nacional do Trânsito faz parte da campanha educativa do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para 2019, prevista na Resolução nº 771/2019. Ela começou em maio deste ano e seguirá até abril de 2020. A primeira grande ação aconteceu em maio, quando o Brasil inteiro se mobilizou para promover o Maio Amarelo.

Compartilhe

Comentários